Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

(in)sensatez

por Catarina Duarte

(in)sensatez

por Catarina Duarte

Qui | 29.06.17

Opinião - O Triunfo dos Porcos de George Orwell

Catarina Duarte

 

Triunfo dos Porcos.JPG

 

Tenho alguma vergonha em assumir isto: eu, nestes 32 anos de pura existência, nunca tinha lido o Triunfo dos Porcos.

 

Ok, podem apedreja-me porque, basicamente, é o que vai acontecer sempre que alguém, de idade avançada (como é o meu caso), me disser, de forma despreocupada: “O quê? O Triunfo dos Porcos? Não, não, nunca li. Mas, bolas, há tantos livros bons para ler.”

 

Há uma razão muito óbvia para este argumento não ser aceitável. Há, de facto, muitos livros para ler mas este, bom, este ganhou um lugar no meu coração. E isso é tudo. E tinha tudo – tudo - para não ganhar: é um livro pequeno e mete porcos que, bom, é um animal que eu não aprecio particularmente.

 

Eric Arthur Blair, mais conhecido pelo pseudónimo George Orwell, criou aqui uma bela obra de arte, digo-vos já.

 

Esta obra foi publicada em 1945, no Reino Unido, e conta a história de um grupo de animais que vive numa quinta governada por humanos até que, um belo dia, decide criar uma revolução expulsando, deste modo, os humanos donos da quinta, implementando um novo regime governado por animais, encabeçado pelos porcos.

 

Ora, claro que isto acaba por dar para o torto.

 

Esta fábula política tem como propósito picar os regimes totalitários, reforçando que dão sempre asneira, mesmo quando eles se iniciam sentados nos melhores valores, sublinhado todos os perigos dos mesmos, especialmente, o favorecimento daqueles que são mais fortes.

 

É um livro que recomendo mesmo muito: pequeno em tamanho, mas enorme em conteúdo.

 

(E querem saber o que me ligou ainda mais a este livro. Releiam aqui.)

10 comentários

Comentar post