África do Sul - Cape Town.
Deixei Cape Town para último e andei a adiar ter que escrever sobre ela. Como fizemos imensa coisa nesta cidade, não me conseguia decidir sobre que género de informação queria passar neste texto e qual o detalhe que aqui queria colocar.
Começando pelo início:
Há anos que queria ir a Cape Town e a viagem a Moçambique foi a desculpa perfeita! Ouvia dizer que é das cidades mais bonitas do mundo (a par, talvez, com o Rio de Janeiro) e a minha curiosidade foi sempre mais do que muita. A verdade é que as expectativas, por muito altas que estivessem, não foram desapontadas: Cape Town é, de facto, uma cidade belíssima onde a beleza natural vive em perfeita harmonia com o cimento. Vou arriscar e dizer: a beleza natural nesta cidade sobrepõe-se ao cimento.
É uma cidade onde há sempre imenso para fazer: restaurantes, bares e discotecas, sítios in e cheios de estilo – uma cidade que quase parece uma ilha europeia no meio do continente africano, a contrastar claramente com outras cidade dias antes, por nós, visitadas.
Na África do Sul produz-se vinho e, aproveitando o facto de se estar hospedado em Cape Town, é uma boa forma de ficar a conhecer algumas das vinhas do país, fazer provas e comprar uma ou outra garrafa como recuerdo.
Obrigatório é também visitar o Cabo da Boa Esperança, ver os portugueses bem representados neste local, para nós, tão emblemático.
(Cabo da Boa Esperança)
Ver os pinguins, as focas ou (fazer algo mais radical como) mergulhar com o tubarão branco também são actividades a não perder.
Lembram-se de ter falado de uma actividade que faltava picar da minha Bucket List? Foi esta mesmo: o mergulho com o Great White Shark. Sim, esse mesmo: aquele que está no topo da cadeia alimentar. É maravilhoso! Imperdível!
(no instagram tenho alguns vídeos sobre estes momentos)
Cape Town é, sem dúvida, um local que recomendo e que é para repetir.
Estou aqui: