Boston - Museus - Quais ver?
Ficou em falta – e completamente esquecido - o meu post sobre os museus de Boston. Não sei se o vosso interesse se mantém mas aqui vai ele.
As minhas viagens nunca ficam completas sem visitar os museus que lá existem. Não acontecia quando viajava, em pequena, com os meus pais e não vai acontecer agora que sou maior e vacinada.
Sei que muito da cidade se vive nas ruas, passeando nos seus jardins e parques, quando existem, e vivendo as suas esplanadas, quando existem, mas há toda uma realidade que se agarra vivendo o que os museus nos têm para oferecer.
Nos dias que estive em Boston visitei os seguintes:
John F. Kennedy Presidential Museum & Library – Eu adorei este museu. Conta-nos alguma coisa da vida pessoal e muito sobre a vida política de John Kennedy (antes que se galvanizem: a parte das amantes e dos seus casos foi amplamente omitida, o que se compreende). O edifício é muito giro e, em determinada parte, tem uma vista fabulosa e uma enchente de luz. Recomendo tomarem um café no seu bar. O museu começa com um curto filme introdutório e daí avançamos para o museu propriamente dito. Este museu foca também o seu relacionamento com a sua mulher, Jacqueline Kennedy Onassis, e não somos poupados (e ainda bem!) ao seu guarda-roupa. Há, de facto, mulheres com pinta que nunca mais acaba. E não são sardas.
Museum of Science – o Museu da Ciência é um clássico que eu gosto de ver sempre que consigo. Este é mesmo ao lado do local onde se apanha o Duck Tour e, desta forma, foi um 2 em 1 perfeito, para além de que ainda tive desconto na aquisição do meu bilhete. Por ser totalmente fora da minha área profissional, mas por ter tido sempre um carinho especial pela área da ciência (estive durante muito tempo indecisa se haveria de seguir Gestão ou Engenharia), sempre que posso afundo-me nos seus museus. Vale a pena a visita, apesar de muitas das “experiências” lá vistas, também estejam presentes noutros Museus da Ciência de outros países. A vista deste museu, mais uma vez, é imperdível.
Isabella Stewart Gardner Museum – Isabella Stewart Gardner nasceu em Nova Iorque, em 1840. Depois de se casar com Jack Gardner, mudou-se, com o marido, para Boston. Isabella desenvolveu uma vida intelectual muito activa em Boston e começou a adquirir inúmeras peças. Em 1899, iniciou-se a construção do seu museu e, em 1901, com o museu completamente construído, ela foi viver para o seu 4.º piso. Para além do edifício, que é muito giro, neste museu podemos ver pinturas, esculturas, móveis e muitos outros objectos da Europa Mediavel, Itália Renascentista, e do século XIX de França, entre outras coisas.
Museum of Fine Arts – Por último, fala-vos do Museum of Fine Arts. É um museu enorme e, para muitos, considerados como um dos melhores do mundo. Não é barato mas muito, muito diversificado. Recomendo que o visitem com tempo. Nele encontrar-se não só arte americana mas arte de toda a parte do mundo: desde africana, asiática, egípcia, grega, entre tantas e tantas outras. É possível ver também (e em quantidade) arte contemporânea. Tem muitas exposições temporárias e, por isso mesmo, sempre que regressar a Boston terei mais uma boa razão para o visitar :)
O meu primeiro texto sobre a cidade de Boston está aqui.
Já foram a Boston? Gostaram? Visitaram algum destes museus?