Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

(in)sensatez

por Catarina Duarte

(in)sensatez

por Catarina Duarte

Sex | 21.03.14

Opinião - A Sombra do Vento de Carlos Ruiz Zafón

Catarina Duarte

 

 

 

Livro recomendado para o Ensino Secundário como sugestão de leitura. - Plano Nacional de Leitura

 

Sinopse: Numa manhã de 1945 um rapaz é conduzido pelo pai a um lugar misterioso, oculto no coração da cidade velha: o Cemitério dos Livros Esquecidos. Aí, Daniel Sempere encontra um livro maldito que muda o rumo da sua vida e o arrasta para um labirinto de intrigas e segredos enterrados na alma obscura de Barcelona.
Juntando as técnicas do relato de intriga e suspense, o romance histórico e a comédia de costumes, "A Sombra do Vento" é sobretudo uma trágica história de amor cujo o eco se projecta através do tempo. Com uma grande força narrativa, o autor entrelaça tramas e enigmas ao modo de bonecas russas num inesquecível relato sobre os segredos do coração e o feitiço dos livros, numa intriga que se mantém até à última página.

 

Opinião: As minhas expectativas, sobre este livro, eram mais que muitas, embora, assuma, tenha, de alguma forma inconsciente, tentado colocá-las em baixo. 
Gostei muito da forma como está este livro está escrito. As descrições, aparentemente simples, são de uma liberdade poética como há muito não via (lia). Considerei a história engraçada e, acima de tudo, bem contada. Muito bem contada. O emaranhado da história envolve-nos. A escrita delicia-nos. As nossas emoções flutuam entre a delícia e o constante desassossego, consoante a altura da história em que nos encontramos.
O único ponto menos positivo do livro, do meu ponto de vista, foi a previsibilidade do mesmo. Não o considero um livro óbvio, longe disso. Mas, a menos de metade do livro, infelizmente, já tinha descoberto o final. Andei a segunda metade do livro a tentar convencer-me que o livro não ia terminar daquela maneira. Mas terminou. Este facto deixou-me algo decepcionada quando conclui que o fim era exactamente para onde estava a orientar as minhas suposições. Independentemente deste facto é um bom livro que aconselho a ler.

 

Rating: 4/5

1 comentário

Comentar post