Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

(in)sensatez

por Catarina Duarte

(in)sensatez

por Catarina Duarte

Seg | 27.01.20

Pessoas que sugam.

Catarina Duarte

Há uns tempos, ouvi um conceituado humorista referir que há pessoas que lhe sugam a energia, esvaziando-o de qualquer vontade de viver. Concluí eu, pelo decorrer da conversa a que assisti, que “sugar” era mesmo a palavra que eu procurava para descrever também eu as pessoas que me aspiram a força e o ar como se de um saco de vácuo se tratasse.

Há quem nasça com o objectivo concreto, embora não oficializado, de colocar energia negativa em tudo o que toca. São as típicas pessoas do copo meio vazio. É muito difícil detectarmos quem são porque todas as relações são sempre cheias de fé. 

E, quando mete fé, é muito complicado ter o discernimento necessário para limpar o acessório do essencial. Tem sido uma promessa constante, esta de colocar estas pessoas no lugar delas.

Não ouvir, foi a minha primeira estratégia, que agora mudou: comecei a usá-las, a estas pessoas, a ver o lado positivo de existirem neste mundo tão diversificado e a utiliza-las criativamente, transformando essa energia negativa, sugadora de vontade de viver, em cenas anedóticas para contar, para utilizar em textos, para criar personagens, como se de uma espécie de lavandaria de piadas, em que entra tudo sujo e sai tudo pronto a ser usado.

Com o distanciamento necessário – esse, sim, importante de construir – é mesmo possível isto que vos conto: transformar o negativo em algo bom e construtivo.

Tentem.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.