Sobre o plástico: sim, há cada vez mais consciência.
Já não é preciso estarmos muito atentos para apanharmos iniciativas que visam diminuir o consumo de objectos de plástico.
Aparentemente, no Rock in Rio deste ano, não foram utilizados copos de plástico. Foram criados 10 copos com design que iam sendo reutilizados (novamente cheios) ao longo dos espetáculos.
No Nos Alive, que aconteceu na passada semana, os copos utilizados, da Sagres, eram de origem vegetal e biodegradáveis.
Com isto, pretendo dizer que é bom, muito bom mesmo, ver que as marcas estão cada vez mais sensibilizadas para o drama do plástico e da sua reciclagem.
É bom ver que o aumento do conhecimento que os consumidores têm sobre determinado assunto, que o facto de lhe prestarem atenção e de lhe darem importância, faz com que as marcas ajustem as suas iniciativas, de forma a irem ao encontro com aquilo que é realmente importante para eles.
Ainda há muito trabalho a fazer, claro. É muito difícil cortar, de vez, com o plástico: tudo tem plástico, na verdade. Mas é possível diminuir o seu consumo. E é nisso que devemos trabalhar.
O meu outro texto sobre este tema, com dicas para diminuir o consumo de plástico, está aqui.