17.01.17
Moçambique - Maputo.
Catarina Duarte
Sempre quis ir a Maputo. Diziam que, na época colonial, era uma cidade mil vezes mais bonita do que Lisboa, provavelmente, com mais camarão e mais sol - acrescento eu. A verdade é que sentimos uma certa mística a pairar na cidade, justificada (talvez) pelas ligações históricas que nos unem a ela. A verdade (também) é que não ficamos indiferentes com a história escrita nas paredes dos seus prédios ou naquela que está traçada no desenho geométrico das suas ruas. É uma cidade que não está bem cuidada – há lixo e desleixo um pouco por todo o lado. Nesse aspecto, pela saudade que algumas pessoas que conheço sentem relativamente a esta cidade, tinha a expectativa de encontrar uma cidade mais acarinhada, (...)